Conheça os principais sintomas da Aids felina ou FIV
A Sorriso Animal recebeu recentemente em nossa clínica uma gata com suspeita de Aids Felina por ter febre e uma ferida na gengiva entre os dentes da frente, no caso era apenas uma afta. Por isso resolvemos explicar um pouco mais sobre essa doença que pode afetar a saúde bucal do animal por baixar a imunidade e até formar feridas na boca do animal.
O primeiro caso de Aids Felina foi detectada pelo cientista em 1987, o vírus FIV causador da doença tem a saliva como principal forma de contaminação e os machos formam o grupo de risco por se envolverem em brigas e trocarem secreções (saliva/sangue).
Existem algumas formas de contaminação a primeira acontece da mãe com vírus FIV passar para filho, quando o macho morde o pescoço da fêmea durante relação sexual mas não existe comprovação que relações sexuais transmitam a Aids felina. A única forma de diagnóstico é através de exame de sangue.
Sintomas do Vírus FIV/ Aids felina são:
- Febre
- Diarréia
- Anemia
- Feridas na boca
- Gripes
- Infecções Urinárias
A Aids Felina não tem cura apenas mas com o tratamento correto eles podem viver até 10 anos, gatos contaminados já adultos tem mais chances de conviver com o vírus. Uma recomendação importante é que o animal contaminado pelo vírus FIV não conviva com outros animais para evitar que outros animais sejam contaminados.
Não existe a menor risco para a convivência com humanos, não existe possibilidade de um gato soropositivo contaminar um humano. O abando de animais com Aids ou doentes indicam ignorância e é um ato criminoso.