Por que pets precisam de anestesia geral para tratamentos odontológicos?
Os animais precisam ser anestesiados para a realização de qualquer tratamento oral, pois como são procedimentos delicados exigem que o pet fique totalmente imóvel, evita possíveis acidentes e garante que o animal não sinta dor durante os tratamentos.
A anestesia geral já é muito utilizada na realização de alguns exames veterinários e cirurgias, após a aplicação da anestesia o animal entra num sono artificial, a medicação promove também o relaxamento muscular e um efeito de supressão da dor (analgesia). Dessa forma ela oferece a tranquilidade e segurança necessária para que sejam feitos tratamentos, extrações e até cirurgias odontológicas veterinárias.
Quais são os tipos de Anestesia Veterinária?
As anestesias veterinárias podem ser local ou geral e inalatória ou injetável.
Na anestesia local o animal tem partes do seu corpo anestesiados através de sprays e pomadas, por isso é mais utilizadas em pequenas cirurgias não invasivas e na anestesia geral o pet perde totalmente sua consciência
A anestesia injetável é a aplicação de medicamento via intramuscular que precisa ser metabolizada pelo organismo do animal para fazer o efeito de sedação, essa medicação causa uma leve depressão cardiorrespiratória por isso não é indicada para pacientes cardiopatas. Após o procedimento é necessário o procedimento de recuperação onde o pet pode demorar minutos ou horas para acordar. Alguns pode ter efeitos colaterais como: vômitos, agitação e alteração de pressão.
Já na anestesia inalatória o pet é entubado e ao respirar a medicação adormece profundamente, durante o procedimento os sinais vitais do animal são monitorados assim como a quantidade de medicação pelo profissionais anestesista veterinário. Após o término do procedimento o animal acorda em poucos minutos pois a medicação não precisou ser metabolizada pelo seu organismo e tem quase nenhum efeito colateral. Esse tipo de anestesia tem um custo mais elevado pois precisa de equipamentos e um profissional de anestesia mas é o tipo de anestesia mais indicada para os animais.
Como é feita a anestesia geral inalatória em pets?
- O paciente primeiro passa por uma avaliação clínica geral e caso seja necessário são solicitados alguns exames laboratoriais para certificação que o paciente esta apto a ser anestesiado.
- O pet no dia do tratamento recebe antes um tranquilizante intramuscular que faz efeito em 20 minutos e depois é levado para realizar a intubação orotraqueal e a receber a anestesia inalatória.
- Durante o tratamento ou cirurgia os principais sinais vitais como pressão, frequência cardíaca do paciente são monitorados e a medicação vai sendo liberada conforme necessário.
- Ao fim do procedimento é desligado o vaporizador com a medicação e o paciente respira oxigênio voltando em alguns minutos o estado consciente e a medicação restante sai pela expiração.
- Na maioria das vezes a recuperação dos pacientes é rápida e os pets saem andando sozinhos da clínica.
A Sorriso Animal utiliza apenas a anestesia inalatória veterinária em todos os procedimentos odontológicos cirúrgicos e não cirúrgicos. Contamos com todos os equipamento para anestesia inalatória e um profissional especializado em anestesia responsável que também antes dos procedimentos esclarece qualquer dúvida dos donos de pets.