FAQs

Q?

Com que frequência é preciso escovar os dentes de cães e gatos ?

A.

Para garantir uma saúde bucal a escovação dos dentes do seu animal de estimação precisa ser diária, dessa forma mesmo quando ele ficar idoso vai ter preservada sua arcada dentária, evitando o mau hálito, tártaro, perda de dentes, doença periodontal e outras doenças mais graves.

Q?

Como iniciar a escovação dos dentes do meu cão ou gato?

A.

O primeiro passo é habituar seu cão ou gato ao processo de escovação, o médico veterinária Thiago Prescinotto lembra que o ideal é começar com o animal ainda filhote mas é possível começar em qualquer idade:

Na primeira semana: Acostume o animal de estimação passando os dedos dentro e fora da boca da boca do cão por exemplo, durante cinco minutos diariamente;

Na segunda semana: A boca do pet deve ser limpa com uma gaze umedecida com água enrolada entre os dedos o dono do cão ou gato deve limpar a gengiva, repetindo o procedimento por 5 minutos diariamente;

Na terceira semana: É preciso adquirir uma dedeira, os movimentos agora são circulares tanto nos dentes quanto na gengiva do seu pet, também por 5 minutos diariamente;

Na quarta semana: Começa a utilização da escova dental nos primeiros três dias sem o creme dental, faça movimentos circulares e tente aos poucos escovar também a parte de trás dos dentes, o tempo também permanece de 5 minutos diários.

A dica é compensar seu cão ou gato sempre ao final de cada escovação pode ser um petisco, um passeio ou uma brincadeira, dessa forma ele vai achar prazeroso esse momento de escovação dos dentes.

Q?

O que é o tártaro ou cálculo dentário? Existem alimentos que podem prevenir o tártaro?

A.

O tártaro é uma placa bacteriana mineralizadas ou seja calcificadas pelos próprios minerais da própria saliva do animal, processo que acontece que demora para acontecer entre 24 a 48 horas na boca do seu pet. O tipo de alimentação do cão ou gato e frequência na escovação dos dentes influencia diretamente na formação do tártaro, pets que se de comida caseira e rações amolecidas podem acumular tártaro mais rapidamente, diferente dos pets que se alimentam com rações que contêm sustâncias que controlam o acúmulo de cálculo dentário (como o polifosfato de sódio e zinco). Alimentos secos e crocantes auxiliam na prevenção do tártaro pois promovem uma “raspagem natural” durante a mastigação.

Q?

Qual é a prevenção e o tratamento do tártaro (cálculo dentário)?

A.

A prevenção para o tártaro é a escovação diária dos dentes do seu pet, já o tratamento é a remoção desse cálculo dentário pelo médico veterinário especialista e o polimento dos dentes (profilaxia) que pode ajudar a prolongar o período sem o tártaro.

Q?

O que é a doença periodontal?

A.

A doença periodontal é um grupo de doenças bucais causadas por bactérias e que atingem 85% dos cães e gatos adultos nesse grupo estão: o tártaro (cálculo dentário), o mau hálito (halitose), a retração gengival, mobilidade dentária e perda de dentes. Todas elas são causadas principalmente por falta de escovação dos dentes.

Q?

Por que meu cão tem dentes amarelados ?

A.

Cães ou gatos com dentes amarelados podem ser devido a vários fatores, existem doenças que afetam o desenvolvimento do esmalte, um dos principais fatores é o o acúmulo de tártaro devido a não escovação diária dos dentes. O tratamento é retirar o tártaro e fazer uma restauração para devolver o esmalte e a proteção do dente.

Q?

Qual a causa do mau hálito de cães e gatos ?

A.

A Halitose ou mau hálito em pets atinge cerca de 85% dos animais adultos com mais de 3 anos pode ser causada por vários como algum problema ou doença como: problemas digestivos, doenças renais, problemas bucais como gengivite, tumores e úlcera bucais e a principal causa a doença periodontal que é responsável por mais de 70% dos problemas de mau hálito. A indicação é que o animal de estimação seja levado ao médico veterinário que irá identificar a causa do problema. Mas é possível prevenir o mau hálito:

  • Faça a escovação diária dos dentes;
  • Use produtos específicos para seu pet como (escova e pasta de dente)
  • Limpeza de tártaro no consultório dentário;
  • O uso enxaguantes bucais trazem bons resultados;
  • Existem aditivos de água para prevenir placas e refrescar o hálito do seu cão (consulte o médico veterinário);

Q?

Cães tem dente de leite? Qual a idade de troca de dentição?

A.

Os cães tem uma dentição decídua ou de leite como são comumente conhecidos, que surgem por volta da terceira semana de vida do filhote e a troca de dentição costuma ocorrem entre o 4 ou 5 meses de vida do animal depende muito da raça

Q?

Meu cão é idoso e perdeu alguns dentes, é normal? Ele irá perder todos os dentes?

A.

A perda de dente mesmo em animais idosos não é comum, isso ocorre devido a uma vida inteira do cão ou gato sem tratamento dentário. Pois a falta de escovação diária e falta do tratamento profilático ajudam na formação da placa bacteriana e no surgimento da Doença Periodontal que progride e pode causar a destruição das estruturas de sustentação dos dentes. Para uma melhor avaliação do estado atual dos dentes é imprescindível uma consulta com um médico veterinário especialista em odontologia, não é possível afirma se o pet irá perder ou não todos os dentes sem uma prévia avaliação.

Q?

Os cães e gatos antes do tratamento são anestesiados ou apenas sedados ? Existe algum risco pro animal de estimação?

A.

Os tratamentos odontológicos precisam ser feitos com total segurança para os animais, pois durante a sessão são utilizados aparelhos como ultrassom, raio X intra oral, canetas de alta e baixa rotação e o pet não pode apresentar nenhum tipo de reação a dor ou movimento tanto para sua segurança quanto para garantir a eficácia do mesmo. Por essa razão os pacientes são anestesiados por inalação e a Sorriso Animal possui um especialista em anestesia veterinária que é o médico veterinário Evandro XXX, durante os procedimentos ele monitora todas as funções vitais do paciente, garantindo a total integridade do animal.

Q?

Meu pet fraturou um dente, aparentemente esta sem dor é preciso de algum tratamento?

A.

Quando um cão ou gato fratura um dente mesmo que ele não aparente sentir dor é necessário levar a um especialista em odontologia veterinária porque a polpa do dente pode ter ficado exposta e ocasionar uma contaminação no canal do dente. É preciso fazer um tratamento de cana e uma restauração.

Q?

É possível recuperar um dente quebrado de um cão ou gato ?

A.

Sempre é possível devolver a um animal sua dentição, a quadros de fratura de dente onde é possível recuperação do dente, há outros que é preciso uma prótese da cora ( metálica ou de metalocerâmica).

Q?

Meu cão esfrega o focinho no chão com frequência pode ser devido algum problema bucal?

A.

Sim. Alguns animais demonstram que estão sentindo dor esfregando o focinho entre as patas ou no chão por isso é indicado que procure o médico veterinário odontologista para uma avaliação do problema.