Muitas pessoas perguntam por que um cachorro ronca? Os cachorros assim como nós também podem roncar e o ronco acontece pela mesma razão um bloqueio da passagem do ar no sistema respiratório superior, essa obstrução do ar promove o ronco.
Cachorros quando dormem também passam pela fase REM e podem até sonhar e roncar algumas vezes e isso é normal, mas se o ronco é persistente e alto e até acorda o cão isso indica que esse barulho pode ter como origem um problema de saúde e diminui a qualidade de vida do animal.
Alguns fatores que podem ocasionar o ronco em cães:
- A obesidade que sobrecarrega o sistema respiratório;
- Congestão nasal causadas por alergias, rinites e gripes;
- Posição de dormir que obstruir parcialmente a passagem de ar;
- Problemas odontológicos como o crescimento de massa na cavidade oral ou o palato mole alongado que afeta mais cachorros de raça braquicefálicas.
Algumas raças de cachorro (Pugs, Terriers, Bulldogs, Boxer, Chow Chow e Mastife Inglês) tem tendência maior para roncar por terem o focinho achatado (raças braquicefálicas) essa condição anatômica pode atrapalhar a respiração dessas raças que também podem desenvolver a Síndrome Braquicefálica.
Importante investigar o causa do ronco do cão, se for descartado algum problema de saúde pelo veterinário, uma consulta com o dentista veterinário é indicada principalmente se o cão for de raça braquicefálica, pois o palato mole alongado pode obstruir a laringe e além de interferir na passagem do ar ocasionar um processo inflamatório e edemas na laringe com o tempo se não tratado.
A Sorriso Animal já tratou de alguns cachorros que roncavam e depois do tratamento eles conseguiram dormir e descansar tranquilamente. Marque uma consulta.