Conheça a lesão reabsortiva odontoclástica comum em felinos

O que é lesão reabsortiva odontoclástica dos felinos (LROF) ?

A lesão reabsortiva odontoclástica dos felinos é a reabsorção da estrutura dental que afeta pelo menos um dente de 60% dos gatos de 5 a 7 anos e uma porcentagem ainda maior dos gatos idosos. A lesão inicia-se com a junção amelocementária do dente e avança para gengiva e raízes dentária, tornando o dente aos poucos mais frágil e propenso a fraturas.

Essa doença também é conhecida como cárie dos felinos pois o dente apresenta um buraco que aos poucos é coberto pela gengiva. Na grande maioria dos pacientes a gengiva esta inflamada no local onde existe a lesão reabsortiva e no restante da boca esta normal.

 

Sintomas

Os principais sintomas que podem ser percebidos são:

_Lrof

  • Inflamação ou inchaço da gengiva ao redor do dente
  • Excesso de salivação
  • Gato com dificuldade de mastigação os alimentos
  • Evitam se alimentar
  • Diminuição de apetite do felino
  • Lesões como pequenos buracos nos dentes
  • Perda de dentes

 

Tratamento e Prevenção

Devido a semelhança dessa lesão com a cárie de humanos, já tentaram restaurar os dentes mas a reabsorção continuou na maioria dos casos, por isso o tratamento é a extração dos dentes lesionados. Após a extração os gatos voltam ao poucos a se alimentar sem dor mas, como a causa da doença LROF ainda é desconhecida mesmo após a extração pode acontecer de outros dentes futuramente também serem afetados.

A prevenção ainda é muito discutida porque a doença também já afetou gatos que faziam corretamente a higiene bucal, nos EUA existe uma pesquisa sobre a relação da vitamina D nesta afecção mas ainda nada foi comprovado.

A melhor forma de prevenção é manter a saúde bucal do seu gato, com consultas periódicas ao dentista veterinário e a escovação dental diária. Marque uma avaliação na Sorriso Animal e garanta a saúde bucal do seu gato.

Comments are closed.