Quando é necessário extrair dentes de leite do seu cão ou gato?

Quando é necessário extrair dentes de leite de cães e gatos?

Os pets também possuem dentes que surgem a partir do primeiro mês de vida quando os filhotes começam a ser desmamados e começam a comer sozinhos, no total são 28 dentes de leite e a troca de dentes acontece entre os quarto e sétimo mês de vida do pet. Os cães adultos normalmente tem 42 dentes (22 dentes inferiores e 20 dentes superiores).

Muitos donos de animais não percebem essa troca pelos dentes permanentes pois frequentemente eles são engolidos pelos animais, não é necessário puxar ou extrair esses dentes, o que o médico veterinário odontologista Evandro Martins aconselha é oferecer brinquedos que estimulem a mastigação, dessa forma o desconforto com o nascimento da nova dentição é aliviado e os dentes de leite se soltam mais facilmente.

Alguns cães podem sofrer com dentição dupla, em geral cães de pequeno porte, que é quando algum dente de leite não cai e o dente permanente nasce causando a “maloclusão” prejudicando a mastigação, em casos mais graves podem causar dor e perfurar o ceu da boca (palato) ou uma fratura dental por causa do desgaste de dois dentes ocupando o mesmo espaço.

O diagnóstico é fácil e o tratamento começa por radiografias intraorais para avaliação das raízes dos dentes, o odontologista veterinário deve extrair o dente de leite mas sem danificar a estrutura do dente permanente.

Comments are closed.