Existe aparelhos ortodônticos para cães e gatos ?

O que você sabe sobre aparelho ortodôntico para cães e gatos ?

aparelhos ortodônticos para cães e gatos

Ha alguns anos surgiu o aparelhos ortodônticos para cães e gatos mas, no caso dos pets nada tem haver com estética, o uso de aparelhos é essencial para tratar oclusões dentárias que podem causar outros transtornos como o trauma dos tecidos moles, dor, desgaste dos dentes e doença periodontal.

A maioria dos cães e gatos que os donos procuram pelo tratamento ortodôntico participam de algum tipo de concurso mas o médico veterinário Marcos Antônio Jr. Ressalta “ Já tratamos casos que por causa de oclusão dentária, que é o mau posicionamento dos dentes o cão estava com uma inflamação na gengiva por causa do acúmulo de placa bacteriana e depois do tratamento da doença periodontal fizemos o tratamento ortodôntico, mas existem casos mais graves que podem levar até a perda de dentes do pet”.

Os aparelhos para os animais são semelhantes aos que são utilizados em humanos, com a utilização de brackets e elásticos mas devido a anatomia da boca de cães e gatos a aplicação é mais limitada. Um fator que deve ser analisado pelo especialista odontológico veterinário é o temperamento do pet que pode danificar ou quebrar o aparelho e as vezes podem se machucar.

O tratamento ortodôntico em animais dura em médio dois a quatro meses por ele facilitar o acúmulo de alimentos e formação da placa bacteriana mesmo que o dono faça a escovação diária. E segundo estudos os problemas de oclusões dentárias em cães e gatos estão relacionadas na maioria das vezes a predisposições de algumas raças e apenas alguns casos são por acidentes, traumas. Consultas regulares ao veterinário dentista previne o agravamento de problemas bucais no seu pet.

Comments are closed.