Fraturas mandibulares e maxilares em cães e gatos

Fraturas mandibulares e maxilares em cães e gatos 

Durante os meses de férias ocorre um aumento do número de acidentes com pets, e uma pequena parte das fraturas são mandibulares e maxilares. As situação são diversas: alguns casos são por brincadeiras perigosas com os donos, em outros o próprio animal sofre uma queda, os felinos em especial costumam se envolver em brigas.

Nos gatos esse tipo de fratura maxilar ou mandibular representa mais de 14% do total de fraturas em geral, já em cães esse número é inferior a 1% mas, esse tipo de fratura costumam impressionar pela aparência e por envolve tratamentos complexos.

Em casos de acidentes o dono do animal deve levar imediatamente ao veterinário para uma avaliação física onde é possível verificar se existe uma distorção ou assimetria facial, oclusão dentária, se existem limitações nos movimentos mandibulares, se o pet consegue fechar a boca entre outros.

Serão necessários exames para uma avaliação como a radiografia intraoral, em casos de fraturas mandibulares e maxilares em casos mais simples é aplicada uma resina sobre os dentes do animal que funciona como uma espécie de gesso para manter a região imobilizado e em casos mais sério o odontologista veterinário pode usar placas de titanium.

Fraturas mandibulares e maxilares em cães e gatos

A Sorriso Animal já tratou muitos casos de fraturas mandibulares e maxilares em cães e gatos e mesmo quando o pet perde parte da estrutura maxilar ou madibular é possível que ele tenha rotina normal como é o caso desse cão labrador, que não possui uma parte esquerda do maxilar e a língua fica "caída" .

Comments are closed.