Você sabia que o complexo Gengivite Estomatite Faringite (CFEF) atinge mais os gatos persas?

Você sabia que o complexo Gengivite Estomatite Faringite (CFEF) atinge mais os gatos persas?

O complexo Gengivite Estomatite Faringite é uma doença crônica que atinge a mucosa oral e/ou faringite causando muita dor em gatos adultos e idosos uma lesão inflamatório que atinge principalmente os gatos da raça Persa.

Essa doença bocal pode ser causada por causa de infecções como o calcivírus, herpes, FIV, FelV, bactérias e alergias alimentares. O diagnóstico geralmente não consegue ser feito através de exames laboratoriais mas uma biópsia pode ser mais eficaz para diferenciar esse problema bucal de doenças autoimunes.

complexo Gengivite Estomatite Faringite

Sintomas:

  • Mal hálito (halitose)
  • Perda de apetite e peso
  • Salivação intensa e espessa
  • Inflamação exacerbada da cavidade oral
  • O animal não consegue se alimentar direito

 

Tratamento e Prevenção

O tratamento é de acordo com a gravidade da doença, em caos mais simples é feita apenas a remoção da placa bacteriana, com raspagem e polimento dos dentes, já um caso mais grave é feita a extração de algum dente ou apenas a administração de antibióticos sistêmicos associado com anti-inflamatórios.

A prevenção como em todos os problemas bucais consiste em manter uma higiene oral com escovação diária dos dentes do felino e consultas regulares ao dentista veterinário, caso contrário o gato pode voltar a desenvolver o complexo Gengivite Estomatite Faringite.

Comments are closed.