O que é a Hiperplasia de Gengiva ?

Doença bucal mais comum em cães de raça de portes grande e gigante

Hiperplasia de Gengiva

A Hiperplasia de Gengiva  é uma das consequências da instalação da doença periodontal na boca de seu cão , causada pelo acumulo de placa bacteriana e tártaro, a gengiva inflama e com o passar do tempo essa inflamação pode causar a retração da gengiva ou a hiperplasia (aumento da gengiva). A maioria dos casos acontece em cães mais velhos e de raça de grande porte como: Boxer, Dálmata, Collie, Doberman Pinscher, Dogue Alemão.

Alguns casos mais graves as gengivas abstroem quase totalmente os dentes do animal, o diagnóstico pode ser feito apenas com exame clínico por um dentista veterinário. Além do aumento visual da gengiva os outros possíveis sintomas são: halitose (mau hálito), salivação excessiva, dificuldade de ingerir alimentos e sangramento na gengiva.

O tratamento é relativo ao grau da hiperplasia, em casos menos graves é indicado apenas uma limpeza e escovação dental diária, já em casos mais severos o dentista veterinário pode indicar a gengivoplastia que é um procedimento cirúrgico com anestesia geral que consiste na remoção do excesso de gengiva, adequando o contorno gengival para que o sulco gengival tenha a profundidade necessária e prescrição de medicamentos.

O pós operatório consiste na escovação dental diária, uso de enxaguante bucal, dietas com alimentos “moles” e consultas de rotina para que o médico veterinário odontologista acompanhe o cão e identifique caso apareçam novas formações nodulares na gengiva.

 

Comments are closed.