O que são as Neoformações Orais ?
As neoformações orais podem se apresentar como um crescimento de algum tecido bucal, dentro ou fora da boca de cães e gatos. Neoformações orais são tecidos que se formam internamente ou em torno da cavidade oral (gengiva, mucosa, lábios) é comum serem chamados de tumores orais e podem ser benignos ou malignos.
Os sintomas mais comuns são feridas na gengiva que podem ou não apresentar sangramento, aumento do volume de algum tecido como gengiva e bochechas, alterações no focinho, maxila, mandíbula. O mau hálito também é frequente assim como infecções secundárias. Somente com um acompanhamento odontológico veterinário e veterinário é possível identificar com precisão um quadro de neoformação oral.
Entre os animais domésticos os cães são mais afetados por tumores da cavidade oral seguido pelos gatos. O carcinoma de células escamosas (CCE) é o tumor oral mais comum e representa 70% de todos as neoformações orais dos gatos. As causas das neoformações orais podem ser: genéticas, viróticas (papiloma), tumorais, inflamatórias, irritação ou ainda causa desconhecida. Por causas genéticas existem raças de cães que são mais predispostos a desenvolver esse problema oral como o Doberman Pinscher.
Na grande maioria dos casos o tratamento consiste na biopsia do tecido anormal para análise e em casos mais complexos a remoção cirúrgica do tecido e extrações dentárias. Quimioterapia e radioterapia podem ser indicadas mas em casos de tumores malignos os resultados são pouco animadores.
A melhor forma de prevenção é o animal ter hábitos de higiene bucal como escovação diária dos dentes, uma alimentação saudável e equilibrada ajudam a manter o animal bem nutrido. São indispensáveis as consultas regulares ao dentista veterinário que aos primeiros sintomas irá tratar esse tumor em fase inicial e o pet terá mais chances de uma recuperação completa.