O que é a Hipoplasia ou Hipocalcificação do esmalte dos dentes de cães

O que é a Hipoplasia ou Hipocalcificação do esmalte dos dentes de cães ?

hipoplasia

O esmalte dos dentes de cães são formados de acordo com circunstâncias ambientais e físicas, normalmente de aparência branca mas caso haja algum problema podem apresentar descoloração ou cor incomum. A hipopasia ou hipocalcificação do esmalte é a falta ou a erosão do esmalte dos dentes dos cães.

Os sintomas mas perceptíveis são dentes com cor marrom clara, irregularidades devido a erosão que causam o rápido acúmulo de placas e cálculos sobre a superfície do dente ou na raiz do dente, gengivite ou outras doenças da gengiva.

As causas podem ser o vírus da cinomose (em filhotes não vacinados), febre alta, desnutrição, lesão durante a formação do esmalte dos dentes, trauma durante a extração de algum dente de leite do animal.

O diagnóstico da hipoplasia pode ser feito em consultas de rotina com veterinários ou em clínicas especializadas em odontologista veterinária, exigem exames da cavidade oral, radiografias intra-orais.

O tratamento depende do grau de anormalidade dos dentes, em casos onde a estrutura interna tornou-se exposta é feita uma selagem para proteger o dente, o flúor é outra opção para tentar diminuir a sensibilidade dos dentes e melhorar o esmalte.

A Sorriso Animal adverte que o tratamento deve ser feito por odontologistas veterinários, o uso errado do flúor por exemplo pode causar danos aos dentes do animal.

Comments are closed.