Os gatos são animais muito independentes por isso é difícil identificar quando o felino esta com algum mal estar, dor, eles tendem a esconder, e quando o assunto são problemas orais em gatos a detecção do problema é ainda mais complicada, por isso é preciso conhecer os principais problemas bucais dos gatos, como identifica-los e preveni-los.
Os gatos podem apresentar problemas odontológicos em qualquer idade, porém mais de 80% dos gatos adultos sofrem com problemas orais, que na maioria das vezes causados pela falta de higiene bucal e consultas regulares com o dentista veterinário. O acúmulo de restos de alimentos resulta na proliferação de bactérias na boca do animal, causando a formação da placa bacteriana que por sua vez causa mau hálito, inflamação na gengiva, dor de dente e pode evoluir para outros problemas odontológicos para os felinos.
Quais os principais problemas orais em gatos?
-Gengivite, mau hálito, tártaro, cárie (Doença Periodontal): A Doença Periodontal é um conjunto de problemas orais que se agravam com o tempo devido a falta de higiene bucal, pode ser identificada pelo mau hálito, gengivas avermelhadas ou inchadas, dentes escurecidos e falta de apetite do animal. O primeiro sintoma pode ser o mau hálito ou uma inflamação na gengiva e se não tratada pode evoluir e causar a perda de dentes ou danificar toda a estrutura da cavidade oral. Saiba mais sobre a Doença Periodontal.
-Complexo Gengivite Estomatite Faringite (CGEF): O CGEF pode causar mau hálito, prostração, perda de apetite, excesso de salivação e uma grande inflamação na cavidade oral do animal. Esse processo inflamatório é desencadeado pela presença da placa bacteriana. O tratamento é também a profilaxia mas em alguns casos mais graves é preciso a extração dos dentes afetados. Saiba mais sobre Complexo Gengivite Estomatite Faringite.
-Lesão Reabsortiva dos Felinos (LRF): Essa lesão causa uma forte dor de dente nos felinos, acompanhada por gengiva avermelhada, o animal não consegue se alimentar e quando consegue os dentes tremem ao pegar a comida. Essa lesão pode ser confundida com uma cárie mas ela afeta toda a estrutura do dente do gato pode afetar tanto a coroa ou a raiz do dente. O tratamento é a extração dos dentes afetados pela lesão. Saiba mais sobre Lesão Reabsortiva dos Felinos
-Fraturas Dentárias: O principal dente fraturado pelos gatos é o canino. A dor de uma fratura dental é similar a uma dor de uma cárie profunda para os animais, principalmente se houve lesão da polpa do dente, conhecida como “nervo do dente”. O dentista veterinário faz o tratamento de canal e a reconstrução do dente com prótese. Saiba mais sobre fratura dental veterinária
-Fraturas de Mandíbula e Maxila: Cães e gatos fraturam a mandíbula ou maxila em acidentes, atropelamentos ou brigas. Nesse caso é necessário uma consulta com o veterinário, avaliação com uma radiografia intraoral. O dentista veterinário tem algumas formas de tratar essas fraturas a mais comum é com a utilização de resina sobre os dentes do animal, que funciona como um tipo de gesso para manter a região imobilizada. Saiba mais sobre fratura de mandíbula ou maxila em animais.
Como identificar se meu gato esta com dor de dente?
- Mau hálito: um pequeno cheiro de peixe podre na boca do animal é considerado normal mas, se ele te lamber a sua pele e ficar fedida é sinal que seu gato tem algum problema oral.
- Comer de forma diferente: quando o gato come apenas de uma lado da boca pode indicar que algum problema no outro lado da boca do gato.
- Desinterese pela comida: o gato demonstra fome mas não consegue se alimentar.
- Não aceita ser tocado ao redor da boca e antes deixava
- Salivação excessiva: uma salivação as vezes até com a presença de sangue
Qual a melhor forma de prevenir problemas orais no meu gato?
A melhor forma de prevenir os problemas orais como a doença periodontal é habituar o seu gato a escovar os dentes diariamente, durante 5 minutos desde filhote. Caso deseje começar a escovar os dentes na fase adulta é aconselhado uma consulta para avaliação com o dentista veterinário que talvez faça uma limpeza do tártaro (profilaxia) e você depois da inicio a escovação dos dentes do pet. Pois caso o animal já tenha algum problema oral apenas a escovação não será o suficiente para garantir a saúde bucal do seu animal.
O uso de brinquedos, biscoitos ou da alimentação apenas com a ração seca pode ajudar mas não substitui a escovação que deve ser diária. Clique e aprenda a escovar os dentes do seu pet com nosso vídeo.