Que os cães envelhecem mais rápido que os humanos isso já uma informação bem disseminada. Algumas raças envelhecem com maior ou menor velocidade mas, como reconhecer os sinais da terceira idade canina e seus problemas mais comum. A pergunta mais comum é se o cão vai ficar “banguela” quando ficar velho? Um dos principais problemas mais comuns é a doença periodontal que pode levar a perda de dentes canina.
Cada cão é único, por isso mesmo levando em consideração o tempo de vida de cada raça canina e seu porte esse tempo pode variar. Os cães são considerados idosos depois dos 7 anos de idade quando o corpo do animal começa a apresentar os primeiros sinais da terceira idade.
Os cães com o passar dos anos podem sofrer alterações de metabolismo e ficam mais sensíveis ao frio, por isso é necessário um cuidado especial em épocas de inverno, como uma casinha que o proteja do vento, um cobertor de material isolante e impermeável e até roupas podem ajudar.
De uma maneira geral eles envelhecem e tem problemas parecidos com os humanos, como: dores nas articulações, raciocínio mais lento, dificuldade de aprendizado, a visão, audição e olfato ficam prejudicados.
É importante tomar cuidado para não atribuir qualquer mal estar a idade do cão, o ideal são consultas veterinárias regulares a cada seis meses para uma avaliação geral da saúde do animal.
A Sorriso Animal selecionou alguns dos principais problemas dos cães idosos e como evitar essas doenças:
- Doença periodontal: É o principal doença que atinge cães adultos e idosos. Causada pela falta escovação diária dos dentes, limpeza regular e acompanhamento com especialista em odontologia veterinária. A doença periodontal pode causar diversos males como: carie, mal hálito, perda de dentes, alterações na mandíbula e no maxilar e se não tratada pode levar a infecções mais graves como no coração. A prevenção começa com a escovação regular dos dentes e consultas com médico veterinário odontológico.
-
Obesidade: A obesidade é uma doença que pode causar outras doenças mais sérias como problemas cardíacos. A causa é falta de exercício e excesso de comida, manter uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente ajuda a combater a obesidade canina.
-
Artrite: Dores musculares, dificuldade para para caminhar, levantar ou deitar podem ser sintomas da artrite que em geral é causada pelo desgaste físico, causas genéticas e diminuição da lubrificação entre os ossos. A manutenção do peso do cão e proteções articulares podem prevenir essa doença.
- Hipotireoidismo: Essa doença é comum em cães idosos, com sobrepeso e que apresentam lesões na pele e pelos. É uma doença séria que compromete a qualidade de vida do animal.
-
Câncer: Assim como o câncer em humanos, o câncer em animais não tem uma causa específica e não tem cura. Mas a medicina veterinária evoluiu muito nos últimos anos e atualmente grande parte dos tumores benignos ou malignos tem tratamento para suavizar os sintomas e dar um conforto maior aos cães.