Como se forma o tártaro na boca de cães e gatos ?

Como se forma o tártaro na boca de cães e gatos ?

O tártaro em cães e gatos

O tártaro em cães e gatos é causado pelo acúmulo restos de comida nos dentes dos pets, conhecido também como cálculo dentário. A não escovação diária dos dentes ocasiona o processo de formação do tártaro, as irregularidades dos dentes com tártaro facilitam o acúmulo de ainda mais placas agravando a doença.

Os principais sintomas do tártaro em cães e gatos que podem ser observados por donos de cães e gatos é a formação de uma placa mais escura sobre os dentes, mau hálito e dificuldade para se alimentar por dores de dente e gengiva.

Caso essa doença periodontal não seja tratada as bactérias presentes podem afetar os tecidos de suporte do dente como a gengivite, infecções e doenças mais sérias como a meningite, isso porque a expansão dessas placas bacterianas podem atingir os vasos sanguíneos e ocasionar outros problemas de saúde para o animal.

O tratamento para o tártaro canino ou felino é a tartarectomia conhecida como a limpeza de tártaro, que deve ser feita somente por um odontologista veterinário, pois a retirada da placa bacteriana exige a anestesia geral para a segurança do animal, pois além da raspagem é feita a limpeza da gengiva onde ficam localizadas as bactérias causadoras do tártaro.

Existem alguns produtos que podem prevenir o tártaro em cães e gatos mas a maneira mais eficaz é a escovação diária dos dentes com escova e pasta especiais para cães e gatos. (Saiba como escovar os dentes do seu cão ou gato)

Marque uma avaliação bucal do seu pet na nossa Clínica Sorriso Animal

Comments are closed.