A vacinação antirrábica vai atrasar em São Paulo

foto pets_

  

Saiba a importância da vacinação antirrábica

No estado de São Paulo a campanha de vacinação antirrábica estava prevista para iniciar em Junho em 60 cidades mas as 5 milhões de doses pra imunização de cães e gatos não chegaram. Já na cidade de São Paulo e em outras 318 cidades a vacinação começaria esse mês mas também deve ser adiada.

Casos de raiva em cães e gatos são raros no Brasil isso porque os estados e municípios promovem campanhas anuais de combate a doença. A preocupação ainda existe pois apesar dos donos de pets estarem mais conscientes quanto a importância da vacina existe muitos animais abandonados portanto a transmissão da doença não é algo descartado.

 

O que é a doença ?

A raiva é uma doença que ataca o sistema nervoso central, que fica comprometido, ela não tem tratamento em animais e leva a óbito cães em até 3 dias e gatos em até 10 dias, a única forma de prevenção é vacinar os animais ainda filhotes até os 4 meses de vida.

Transmissão

A raiva é transmitida principalmente pela mordida de animais doentes tanto cães quanto gatos. A doença em cães e homens pode ficar encubada por até 2 meses antes de apresentar os sintomas.

Sintomas da Raiva em Cães

A Raiva em cães apresenta três tipo distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal, esse último tipo é o mais raro da doença.

Nos cães os sintomas iniciais são isolamento do animal, agitação, latidos excessivos, mordidas no ar sem motivo, o cão afetado passa a lamber o local mordido com frequência, recusa de alimentos, o animal as vezes tenta comer as próprias fezes e a salivação excessiva que é sintoma mais conhecido aparece quando a doença já esta em estágio já avançado quando o animal já apresenta também muita agressividade e paralisia.

 

Sintomas da Raiva em Gatos

Nos felinos os sintomas são parecidos mas o primeiro sinal é a mudança de comportamento, falta de apetite, febre, agitação, hidrofobia, salivação excessiva, agressividade e paralisia.

 

Sintomas da Raiva em Humanos

Os sintomas da raiva em humanos são: paralisia de membros inferiores que estende-se depois por todo corpo, depressão mental, agitação, mal-estar, febre, salivação intensa, contrações dolorosas na garganta e aparelho vocal.

Quando humanos são mordidos aconselha-se a procurar com rapidez um hospital onde acontecerá o isolamento e tratamento da doença. O último caso de óbito por raiva em humanos aconteceu no ano de 1981.

Comments are closed.